Que Dia é Hoje?

2/2/1918
Rússia reconhece a independência da Estônia

No dia 02 de fevereiro de 1918, a Rússia bolchevique e a Estônia firmaram um acordo ao assinarem o Tratado de Tartu. Este documento era um acordo de paz e nele a Rússia reconhecia a independência da República da Estônia e renunciava efetivamente os seus territórios.

A Estônia é um país europeu localizado na costa oriental do Mar Báltico, com lagos e mais de 800 ilhas. Suas terras fazem fronteiras com a Rússia, Letônia e com Golfo da Finlândia. Tallinn, a capital, é considerada uma das cidades medievais mais bem conservadas da Europa. A população é formada em sua maioria por estonianos, russos e ucranianos e o governo está organizado em uma república mista. 

A história da Estônia é marcada pela luta por independência, uma vez que a nação fazia parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Ao contrário dos países da extinta URSS, a Estônia não integrou o CEI, ou seja, a Comunidade dos Estados Independentes e suas relações comerciais foram norteadas pela aproximação com a Finlândia e a Suécia.