Que Dia é Hoje?

3/3/1973
Salvador Allende vence as eleições presidenciais no Chile

Em 1970, Salvador Allende tornou-se o primeiro presidente de um país não-comunista a ser eleito com um programa marxista. Allende rapidamente estabeleceu relações com Cuba e com a República da China, introduzindo reformas marxistas econômicas e sociais e nacionalizando diversas empresas privadas.

Em setembro de 1973, Allende foi deposto e assassinado por um golpe militar patrocinado pela CIA. O golpe foi organizado por uma junta de quatro homens e liderado pelo comandante-chefe do Exército chileno, Augusto Pinochet, que assumiu a presidência do país. O Parlamento foi dissolvido e as atividade políticas banidas. A ditadura brutal de Pinochet levou milhares de chilenos às prisões e ao exílio, sendo registrados inúmeros episódios de tortura e execução.

Em 1989, Pinochet perdeu o plebiscito que definiria se ele permaneceria no poder. Patricio Aylwin foi eleito presidente e assumiu o cargo em janeiro do ano seguinte. Em dezembro de 1993, Eduardo Frei Ruiz-Tagle, candidato de uma coalizão de centro-esquerda venceu as eleições presidenciais. Pinochet, que retornou ao seu posto de comandante-chefe do exército após o plebiscito de 1989, aposentou-se em março de 1998. Em outubro do mesmo ano, foi detido na Inglaterra e extraditado em março de 2000.

Em 2004, a Suprema Corte Chilena retirou sua imunidade para que ele pudesse ser julgado pelos crimes que cometeu durante seus 17 anos de governo. Ricardo Lagos tornou-se presidente em março de 2000, o primeiro Socialista eleito desde de Allende. Em 2005, Michelle Bachelet tornou-se a primeira mulher eleita presidente do Chile.