Que Dia é Hoje?

23/11/1935
Tem início no Rio Grande do Norte a Intentona Comunista

A Intentona Comunista foi um movimento liderado por Carlos Prestes que, entre outras coisas, visava à derrubada do presidente da república, Getúlio Vargas. A tentativa de golpe, realizada pela Frente das Esquerdas da Aliança Nacional Libertadora (ANL) e planejada por oficiais e praças do Exército Brasileiro, foi uma ação política que defendeu a instituição de um governo popular, voltado para o fim das oligarquias e do autoritarismo.

Em ações coordenadas dentro dos quartéis, militares simpatizantes com o comunismo iniciaram a revolta. Primeiro, no dia 23 de novembro, em Natal, no Rio Grande do Norte, depois em Recife e, finalmente, no dia 27, o levante chegou ao Rio de Janeiro. A cidade, então capital federal, foi a que viu o movimento tomar proporções mais amplas. Ao todo, rebelaram-se três unidades do Exército: o 3º Regimento de Infantaria, na Praia Vermelha; o 2º Regimento de Infantaria e o Batalhão de Comunicações, na Vila Militar; e a Escola de Aviação, no Campo dos Afonsos.

No entanto, contrariando as pretensões de Prestes, a revolta não ganhou apoio popular, além da falta de organização do levante. Com as revoltas acontecendo em dias diferentes, o governo brasileiro teve facilidade em reprimir as ações. Carlos Prestes foi preso, assim como líderes sindicais, militares e intelectuais.

Conteúdos relacionados
» PodVest- Intentona Comunista