Que Dia é Hoje?

12/6/1992
Termina, no Rio de Janeiro, a ECO-92

Entre os dias 3 e 14 de junho de 1992 foi realizada no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas para o Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como ECO-92, Cimeira ou Cúpula da Terra. A ECO-92, cujo objetivo era aliar os interesses econômicos aos ambientais sem prejudicar a Terra. O eventou contou com a presença de 117 chefes de Estado.

Na Conferência foram aprovados diversos acordos para frear a deterioração do meio ambiente, como a convenção da diversidade biológica (em que os países deviam fazer um inventário sobre suas espécies em extinção) e a convenção do aquecimento global (que determinava a redução de emissão de gases poluentes para o meio ambiente).

Entretanto, a reunião registrou vários momentos de tensão, pois os interesses dos países desenvolvidos do hemisfério Norte entraram em conflito com os interesses dos países subdesenvolvidos do hemisfério Sul. Os segundos se recusavam a reduzir seu desenvolvimento em prol do meio ambiente, a não ser que fossem ajudados pelos países do Norte. Porém, no final ambos chegaram a um acordo.

Após a Cúpula da Terra, foram realizadas mais duas Conferências com a mesma finalidade, em 1997, em Nova Iorque e em 2002, em Joanesburgo.