Que Dia é Hoje?

13/5/1647
Terremoto atinge a cidade de Santiago
O terremoto assolou a cidade de Santiago em 13 de maio de 1647. No meio da noite, a cidade tremeu violentamente por cerca de quinze minutos.

Há vários relatos que mencionam a grande destruição ocorrida em Santiago, que derrubou o edifício mais importante da cidade: a Catedral. Surgiram muitos testemunhos acerca dos "milagres" ocorridos, sendo o mais conhecido o do Senhor de Maio, uma efígie de Cristo na igreja de Santo Agostinho, que sobreviveu intacta ao terremoto, exceto pela coroa de espinhos que, de maneira inexplicável, ficou em volta de seu pescoço.

Os relatos do bispo Gaspar de Villarroel são eloqüentes para descrever tanto a destruição quanto a visão religiosa sobre o fenômeno. Apesar do bispo negar que o terremoto tenha sido um castigo divino, registra-se feitos milagrosos em torno dele, como as peças sacras que ficaram intactas.

Outro testemunho está na carta da Real Audiência, que fala sobre a destruição de edifícios e a quantidade de mortos e feridos. A reconstrução da cidade, após o terremoto, foi um processo demorado e penoso, incluindo pedidos ao rei para isentar a cidade do pagamento de impostos.
Conteúdos relacionados
» Terremotos