Que Dia é Hoje?

11/3/2011
Terremoto inicia risco de vazamento nuclear na usina de Fukushima, no Japão

Após um terremoto e uma tsunami acometerem o Japão, os riscos de uma catástrofe nuclear espalharam uma onda de terror pelo país e pela comunidade internacional. A onda gigante invadiu a Usina de Fukushima e desativou os geradores de emergência, que mantinham as bombas de água ligadas para resfriar os reatores. Como consequência, eles começaram a superaquecer devido à deterioração do combustível nuclear.

Nos dias seguintes após a tragédia, houve vazamento de material radioativo nos reatores da usina, o que levou a remoção de toda população residente em Fukushima.

O terremoto de magnitude 8,9 graus na escala Richter que atingiu a costa do Japão foi causado por uma falha de 400 km de comprimento por 160 km de largura. As placas tectônicas próximas à costa do país se separaram mais de 18 metros. O desastre foi tão forte que a ilha de Honshu, a maior do arquipélago japonês, teve sua posição geográfica deslocada em 2,4 metros. Já o eixo do planeta se moveu em 10 centímetros. Este foi o pior terremoto do país e o sétimo pior da história.