Que Dia é Hoje?

Cada dia é especial para a história. Veja neste calendário o que aconteceu nesta mesma data, anos atrás.
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

29

Junho

30

Junho

01

Julho

02

Julho

03

Julho

04

Julho

05

Julho
1566
Morre Nostradamus

Nostradamus (1503 - 1566), astrólogo e médico francês, cujo real nome é Michel de Nostredame. São atribuídas a ele curas milagrosas durante a epidemia de praga na França. Suas profecias, em forma de versos decassílabos, sob o título de "Centúrias", o aproximaram da corte francesa. Obscuras e simbólicas, as predições ganharam diversas interpretações.

Saiba mais
1823
Independência da Bahia

Apesar de D. Pedro ter declarado o Brasil como independente de Portugal em 7 de setembro de 1822, as tropas portuguesas ainda insistiam em permanecer em algumas províncias.

Saiba mais
1942
Índios Sioux pedem indenização ao governo americano

Indígenas Sioux (1942), também chamados de Dakotas, encontram-se nos estados de Dakota do Norte e do Sul, no centro-norte dos Estados Unidos. A partir de 1854, na tentativa de preservar seus territórios e deter o avanço dos colonos, eles entraram em guerra com o exército norte-americano.

Saiba mais
1944
Brasil Rumo à 2ª Guerra

Após o bombardeio de alguns navios brasileiros por submarinos alemães, em represália ao rompimento das relações diplomáticas do Brasil com os países do Eixo (Alemanha, Japão e Itália), a opinião pública passou a exigir do governo a entrada do Brasil, ao lado dos Aliados, na guerra que se estendia desde 1939.

Saiba mais
1946
Abolição da Monarquia italiana

A derrota da Itália na 2ª Guerra Mundial (1939-1945) e a conseqüente queda do regime fascista, uma doutrina totalitária que se baseava no nacionalismo e na xenofobia como prática política do Estado, levaram o rei Vittorio Emanuele III a renunciar em favor do seu filho Umberto II em 1946.

Saiba mais
1964
Presidente Johnson assina a Carta dos Direitos Civis

Lyndon Baines Johnson foi eleito para o Congresso, em 1937. Foi o primeiro membro do Congresso a alistar-se nas forças armadas, após os ataques a Pearl Harbor.

Saiba mais
1976
Vietnã do Norte e do Sul se reunificam

A Guerra do Vietnã pode ser dividida em dois períodos. O primeiro entre 1946 e 1954, quando o líder do Viet-minh (Liga Independente do Vietnã), Ho Chi Minh, proclamou a independência do Vietnã ao ocupar Hanói, capital do norte. Os colonizadores franceses não aceitaram a proclamação e iniciaram uma guerra que culminou com a derrota da França na batalha de Diem Biem Phu, em 1954.

Saiba mais