Que Dia é Hoje?

Cada dia é especial para a história. Veja neste calendário o que aconteceu nesta mesma data, anos atrás.
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

25

Setembro

26

Setembro

27

Setembro

28

Setembro

29

Setembro

30

Setembro

01

Outubro
1837
Samuel Morse patenteia o telégrafo elétrico

Após inúmeros estudos, experimentos e tentativas, em 1835, Samuel Morse mostrou ao mundo sua invenção: o telégrafo elétrico.

Saiba mais
1871
Lei do Ventre-Livre

Proposta pelo Visconde do Rio Branco, a Lei do Ventre-Livre foi promulgada em 28 de setembro de 1871 e estabelecia que todos os filhos de escravos nascidos a partir daquela data seriam livres.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
1885
Lei do Sexagenário

A Lei do Sexagenário ou Saraiva-Cotegibe foi promulgada em 1885. De acordo com esta lei, todo escravo acima de 60 anos estaria liberto e seu senhor receberia uma indenização do Estado.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
1895
Morre Louis Pasteur

Louis Pasteur (1822-1895), pesquisador francês. Em 1843, Pasteur decidiu dedicar-se à carreira científica indo para a escola de física e química de Paris. Exerceu o cargo de professor e em 1865 deu início ao estudo da técnica de pasteurização, processo que aquece os alimentos até determinada temperatura para eliminar as possíveis bactérias presentes. 

Saiba mais
Conteúdos relacionados
1972
Japão e China restabelecem relações diplomáticas

Desde a invasão da China pelas tropas japonesas, iniciada em 1937, as relações diplomáticas entre as duas nações são tensas. A ocupação promovida pelo Japão incluiu uma rápida conquista de Pequim, Nanquim e Xangai, o massacre de civis em nanquim e a escravização sexual de milhares de mulheres chinesas.

Saiba mais
1992
Câmara dos Deputados aprova a abertura do processo de impeachment de Fernando Collor

Fernando Collor de Mello foi presidente do Brasil entre 1990 e 1992, o primeiro civil eleito pelo voto direto desde 1960. Em seu primeiro ano de governo, anunciou o Plano Collor que, entre outras medidas, estabeleceu o confisco de contas bancárias, congelamento de salários e abertura da economia para capital e mercadoria estrangeiros.

Saiba mais