Que Dia é Hoje?

Cada dia é especial para a história. Veja neste calendário o que aconteceu nesta mesma data, anos atrás.
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

29

Março

30

Março

31

Março

01

Abril

02

Abril

03

Abril

04

Abril
1/4/1582
Dia Mundial dos Tolos

Na França, durante o século XVI, o ano novo era comemorado em 1° de abril, com festas e danças. Em 1562, o papa Gregório introduziu o novo calendário cristão, pelo qual o ano se inicia no dia 1º de janeiro.

Saiba mais
1/4/1933
Começa a perseguição nazista aos judeus

Adolfo Hitler, militar e político da Alemanha, foi líder do Partido Nacional-socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazista). Hitler tinha ideias controversas, uma vez que defendia a raça ariana e por isso, comandou o extermínio dos judeus. Entretanto, os negros, testemunhas de Jeová, deficientes físicos e homossexuais também foram vítimas do ditador alemão.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
1/4/1992
Começa a Guerra da Bósnia

A Guerra da Bósnia envolveu três grupos étnicos e religiosos, disputando territórios na região da Bósnia-Herzegovina: os sérvios, cristãos ortodoxos, os croatas, católicos romanos, e os bósnios, muçulmanos. Os impasses entre estes grupos foram fomentados por questões políticas e religiosas.

Saiba mais
2/4/1872
Morre Samuel Morse, inventor do telégrafo elétrico

Samuel Finley Breese Morse foi um inventor americano que se tornou conhecido por criar o telégrafo elétrico, em 1837. Morse também patenteou o código Morse, desenvolvido por Alfred Vail. O telégrafo é um sistema que manda mensagens de um ponto para outro em grandes distâncias. As mensagens são enviadas por meio de códigos, sendo transmitidas através de um sistema formado por fios.

Saiba mais
2/4/1982
Argentina invade as Ilhas Malvinas

Antes da ocupação inglesa, as Ilhas Malvinas, cujo nome oficial é Ilhas Falkland,  foram dominadas por diversas nações, entre elas, a Espanha, França e Argentina. Durante a Primeira Guerra Mundial, os britânicos comandados por Sir Frederick Sturdee destruíram um esquadrão alemão que estava na costa das Malvinas, ocupando o arquipélago.

Saiba mais
2/4/2005
Morre o papa João Paulo II

Karol Josef Wojtyla, o papa João Paulo II, nasceu em 18 de maio de 1920, em Wadowice, uma aldeia polonesa. Ele era filho de Emilia Kaczorowska, uma costureira lituana, e de Karol Wojtyla, um tenente do Exército polonês.

Saiba mais
3/4/1897
Morre o compositor alemão Johannes Brahms

Brahms nasceu na cidade portuária de Hamburgo, na Alemanha. Desde criança já apresentava um grande talento para a música e quando era adolescente tocava piano em bares para ajudar na renda da família.

Saiba mais
3/4/1948
Presidente Truman assina o Plano Marshall

O Plano de Recuperação da Europa foi criado em julho de 1947 e aprovado em 3 de abril do ano seguinte. Este projeto ficou conhecido como Plano Marshall porque foi idealizado pelo Secretário de Estado dos Estados Unidos, George Marshall.

Saiba mais
4/4/1949
Criada a OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte

Após a segunda guerra mundial, as diferenças políticas e ideológicas entre os Estados Unidos e a União Soviética ficaram nítidas. O primeiro-ministro inglês, Winston Churchill, alertou que uma "cortina de ferro" separava a Europa de Gdansk até Trieste, área de ocupação soviética.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
4/4/1968
Morre Martin Luther King

O Reverendo Martin Luther King foi um ativista dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Em 1955, quando era pastor da igreja batista de Montgomery, Alabama, organizou um boicote ao transporte da cidade como protesto a um ato discriminatório a uma passageira negra.

Saiba mais
5/4/1879
Começa a Guerra do Pacífico entre Chile, Bolívia e Peru

A Guerra do Pacífico ocorreu entre os anos de 1879 e 1884. O confronto, entre as forças do Chile e a aliança de Bolívia e Peru, tinha como objetivo principal conquistar o controle de territórios ricos em minério, ou seja, parte do Deserto do Atacama.

Saiba mais
5/4/1955
Sir Winston Churchill renuncia

Sir Winston Churchill, político britânico,  foi nomeado primeiro-ministro, em 1940. Ele se tornou exemplo e recebeu o Prêmio Nobel de Literatura por suas memórias de guerra e seus trabalhos jornalísticos.

Saiba mais
6/4/1199
Morre Ricardo Coração de Leão, rei da Inglaterra

Ricardo I, mais conhecido como Ricardo Coração de Leão ou "Coeur de Lion" reinou na Inglaterra entre 1189 até sua morte em 1199. Nasceu em Oxford e aos 15 anos recebeu o título de duque. Filho de Henrique II e de Eleanor de Aquitaine, Ricardo era o segundo filho do casal, no entanto, assumiu o trono após a morte de seu irmão mais velho.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
6/4/1815
Napoleão abdica e é exilado na ilha de Elba

Após a invasão da Rússia em 1812, o exército de Napoleão Bonaparte sofreu severas baixas que nunca foram totalmente supridas. Um ano depois, a Sexta Coalizão, formada por Áustria, Prússia, Reino Unido, Rússia, Suécia, Saxônia e alguns estados alemães, o derrotou em Leipzig, forçando Napoleão a abdicar e se exilar na ilha de Elba.

Saiba mais
7/4/1614
Morre o pintor El Greco

Domenikos Theotokopoulus, mais conhecido como El Greco, nasceu na cidade de Cândia, na ilha grega de Creta, em 1541. Anos mais tarde o lugar ficaria conhecido como Heracléia. Na ilha, El Greco pode conhecer a pintura bizantina de ícones, estilo que jamais esqueceria.

Saiba mais
7/4/1831
D. Pedro I abdica ao trono em favor de seu filho, Pedro.

Após ser aclamado como Imperador, em 12 de outubro de 1822, D. Pedro I iniciou o primeiro reinado do Brasil, marcado por um governo centralizador, que manteve os privilégios das elites e o regime escravocrata.Embora tenha convocado uma Assembleia Constituinte, optou por dissolvê-la e a primeira Constituição do Brasil foi outorgada em 1824.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
7/4/1889
Nasce Gabriela Mistral

Gabriela Mistral, escritora chilena, nasceu no dia 07 de abril de 1889, em Vicuña, uma vila do norte do Chile. Desde os 15 anos lecionava, dedicando sua vida apenas ao trabalho, uma vez que nunca se casou.

Saiba mais
7/4/1948
Fundação da OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) é uma instituição das Nações Unidas especializada em saúde e foi criada em 7 de abril de 1948. Em 1946, em uma reunião organizada pelo Conselho Econômico e Social da ONU, foram redigidos os primeiros estatutos da OMS.

Saiba mais
7/4/2004
Dia Mundial da Saúde

Criado em 7 de abril de 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial da Saúde foi fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da mesma. A saúde pública representa muito mais do que saúde da população.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
8/4/1973
Morre o pintor Pablo Picasso

Pablo Ruiz Picasso, pintor, ceramista, escultor e artista gráfico, é considerado por muitos o grande nome das artes no século XX. Espanhol, viveu grande parte de sua vida na França, naturalizando-se francês. Desde pequeno Pablo Picasso teve contato com as artes, uma vez que seu pai era professor de desenho. Seus primeiros desenhos representavam as famosas touradas espanholas.

Saiba mais
8/4/1994
Começam em Ruanda os conflitos entre hutus e tutsis

Ruanda é um país da África Central, colonizado pela Bélgica, que atribuiu diversos poderes à etnia tutsi. Até a Segunda Guerra Mundial, a minoria tutsi governava o país. Porém, após este conflito, os hutus, etnia rival, rebelaram-se, desencadeando uma Guerra Civil, de onde saíram vitoriosos.

Saiba mais
8/4/2010
Rússia e EUA Assinam tratado de redução de armas nucleares

Em 08 de abril de 2010, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e o presidente russo, Dmitri Medvedev assinaram o tratado de redução de armas nucleares com o objetivo de renovar as relações bilaterais e reformar a política norte-americana de defesa.

Saiba mais
8/4/2013
Morre Margaret Thatcher, primeira mulher premiê do Reino Unido

Margaret Hilda Roberts nasceu em 13 de outubro de 1925 em Grantham, Lincolnshire. Educada em ambiente conservador, em uma família de comerciantes, sempre foi muito religiosa. Boa parte de sua formação deve-se à congregação metodista que sua família frequentava.

Saiba mais
9/4/1959
NASA anuncia a escolha dos primeiros astronautas americanos

A NASA escolheu os primeiros sete astronautas americanos em 9 de abril de 1959. Os requisitos eram: ter menos de 40 anos de idade;  menos de 1 metro e 80 centímetros  de altura; excelente condição física; formado em engenharia; ser piloto de jato; ter graduação na escola de piloto de teste, e pelo menos 1500 horas de voo.

Saiba mais
10/4/1919
Morre Emiliano Zapata

Emiliano Zapata nasceu no vilarejo de San Miguel Anenecuilco, no México. Naquela época, o país era governado por Porfírio Díaz e enfrentava problemas territoriais, uma vez que havia uma concentração fundiária que deixava muitos camponeses sem terra.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
11/4/1919
Fundação da Organização Internacional do Trabalho

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é um organismo de cooperação internacional, com sede em Genebra, na Suíça, cujo objetivo é melhorar as condições de trabalho nos países-membros, mediante a promulgação de normas internacionais.

Saiba mais
11/4/1979
Deposto o ditador de Uganda Idi Amin

Idi Amin, da minoria étnica kawka, fez carreira nas forças armadas da Uganda, atingindo o posto de general e chefe do exército do presidente Milton Obote. Após um golpe de estado, em 1971, assumiu o controle do governo. No poder, Idi Amin revelou-se um ditador sanguinário, megalômano e corrupto.

Saiba mais
12/4/65
Morre o filósofo romano Sêneca

Lucius Annaeus Sêneca nasceu na Espanha, aproximadamente quatro anos antes da era cristã. Ele foi o primeiro representante do estoicismo romano. Sêneca foi educado em Roma, onde estudou retórica ligada à filosofia. Tornou-se advogado e em pouco tempo ascendeu politicamente, virando membro do senado Romano.

Saiba mais
12/4/1204
Cruzados conquistam Constantinopla

Em 12 de abril de 1204, as tropas da IV Cruzada tomaram a cidade de Constantinopla, que neste período estava sob o comando do Império Bizantino.  O objetivo desta cruzada era recuperar a cidade de Jerusalém, no entanto, os saques de ouro, prata e pedras preciosas demonstraram que a motivação não era apenas religiosa.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
12/4/1861
Começa a Guerra de Secessão

Um dos conflitos mais importantes da história dos Estados Unidos, a Guerra de Secessão (ou separação) confrontou os estados do Norte (industriais) e do Sul (agrários). O Norte do país, região mais desenvolvida industrialmente e comandada pela burguesia, defendia o protecionismo econômico contra os produtos importados da Inglaterra. A reivindicação era de que os produtos feitos pelos americanos não conseguiam competir com os ingleses que tinham melhor qualidade. Já os sulistas, comandados por uma aristocracia agrária, defendiam o livre comércio e o direito de comprar produtos ingleses.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
12/4/1961
Yuri A. Gagarin torna-se o primeiro homem a ir ao espaço

O soviético Yuri Alekseyevich Gagarin foi o primeiro homem da história a embarcar em uma missão espacial, em 12 de abril de 1961, a bordo da nave Vostok-1. Por causa das suas habilidades como piloto e experiência militar, Yuri Gagarin foi selecionado, em 1960, para ser cosmonauta.

Saiba mais
13/4/1831
Dia do Hino Nacional Brasileiro

Segundo a Lei 5.700, de 1971, o hino é um dos símbolos nacionais ao lado da Bandeira, das Armas e do Selo. Sua história começa num período conturbado para o Brasil, o fim do Primeiro Reinado. Em 7 de abril de 1831, o imperador D. Pedro I abdicou do cargo e partiu para Portugal em 13 de abril, foi nessa ocasião que o hino foi tocado pela primeira vez.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
Dia Internacional do Café

A origem do café está diretamente ligada aos árabes, os primeiros a cultivar a fruta. O nome é originário da região Kafa, no Oriente Médio, local que segundo informações é o berço do café.

Saiba mais
14/4/1865
Abraham Lincoln é assassinado por John Wilkes Booth

Em meio a essas tensões da Guerra de Secessão, os Estados Unidos formaram dois blocos distintos, os escravistas do Sul e os abolicionistas do Norte. A questão estava muito além de ser política ou humanitária somente, os estados do Norte defendiam a abolição por acreditar que ela aumentaria o mercado consumidor e geraria mão de obra mais barata. Já os estados do Sul se beneficiavam da mão de obra escrava e lucravam com os altos preços do mercado escravagista.

Saiba mais
14/4/1894
Thomas Edison apresenta o cinetoscópio

Thomas Edison, que é considerado um dos maiores inventores da humanidade, criou junto com o seu assistente, William Dickson, o cinetoscópio. O equipamento era uma grande caixa que permitia a visualização de filmes. Este invento foi o precursor das películas cinematográficas.

Saiba mais
14/4/1986
Morre a escritora Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir nasceu em 1908, na França. Teve uma rígida educação, em um colégio onde as meninas eram preparadas para serem esposas, mães de família e donas de casa dedicadas. Porém, nem mesmo a tradição e o rigor do ensino que teve reduziram seus desejos de liberdade e de ser escritora.

Saiba mais
15/4/1452
Nasce Leonardo da Vinci

Um dos grandes nomes do Renascimento, Leonardo da Vinci foi arquiteto, pintor, inventor e engenheiro. Ele nasceu em 15 de abril de 1452, na Itália. Filho de tabelião e de uma camponesa, ele passou grande parte da sua infância em ambientes rurais, justificando o grande apego que teve pela natureza.

Saiba mais
15/4/1828
Morre o pintor Goya

Francisco José de Goya Y Lucentes foi um pintor e gravurista espanhol. Ele começou a pintar aos 13 anos e com 17 anos se mudou para Madri, onde começou a buscar oportunidades na Academia de Belas Artes. Em 1780, conquistou uma bolsa na Real Academia de São Fernando, sendo admitido com o quadro "Cristo na Cruz". Durante a sua carreira, pintou retratos da nobreza espanhola, entre eles, do Conde de Floridablanca, de Carlos III, de Carlos IV, da rainha Maria Luísa.

Saiba mais
15/4/1912
Titanic afunda na costa de Newfoundland

Em 1912, Titanic, o navio da inglesa White Star Line, partiu para sua viagem inaugural, com 2.227 passageiros a bordo, saindo de Southampton, Inglaterra, em direção a Nova York. Cinco dias depois o navio naufragou após colidir com um iceberg. Apenas 705 pessoas sobreviveram ao desastre.

Saiba mais
16/4/1866
A Tríplice Aliança declara guerra ao Paraguai

Com o intuito de melhorar o escoamento de produtos paraguaios, o então presidente Solano Lopez, decidiu (em 1860) buscar uma saída para o mar. Assim, o país passou a se armar como preparação para uma possível batalha expansionista. Sentindo-se ameaçado, o governo brasileiro – apoiado pela Inglaterra - uniu-se à Argentina e ao Uruguai (Tríplice Aliança) e declarou guerra ao Paraguai.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
16/4/1984

O "Diretas Já" foi um movimento civil que reivindicou as eleições diretas no Brasil em 1984, ao final da Ditadura Militar. Nesse ano, um protesto do movimento reuniu 1,7 milhão de pessoas pelas ruas de São Paulo, num ato que marcou a história.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
16/4/1985
África do Sul abole a lei que proíbe o casamento entre brancos e não-brancos

A lei foi aprovada em 1949, sob o Apartheid, fase em que a África do Sul viu-se dividida em brancos e não-brancos. Havia sérias restrições para estes últimos, como a proibição de frequentar bairros de brancos e andar em calçadas.

Saiba mais
16/4/1986
Congresso Nacional brasileiro aprova o Plano Cruzado

O Plano Cruzado foi criado pelo ministro da Fazenda Dilson Funaro e lançado durante o governo José Sarney. As principais medidas tomadas foram:

Saiba mais
17/4/1790
Morre Benjamin Franklin

Benjamin Franklin ( 1706 -1790) foi um político, cientista e inventor americano. Fundador de um jornal, foi responsável pela primeira emissão de papel-moeda nas colônias britânicas da América, em 1727.

Saiba mais
17/4/1946
Síria se torna independente

A República Árabe Síria formava, junto com o Egito, entre os anos de 1958 e 1970, a República Árabe Unida. Mais tarde, por um breve período em 1970, a Síria junto com a Líbia e o Egito formou uma federação que seria o embrião para a unidade árabe.

Saiba mais
17/4/1975
O Khmer Vermelho ocupa Phnom Penh, terminando com cinco anos de guerra no Camboja

Phnom Penh foi fundada no século XIV e tornou-se capital do Camboja em 1867. O centro comercial e cultural, bem como a capital política do Camboja foram duramente castigados pela guerra civil de 1970, entre forças do governo e o Khmer Vermelho, comunistas cambojanos.

Saiba mais
17/4/1996
Massacre de Eldorado dos Carajás

O chamado massacre de Eldorado dos Carajás ocorreu durante o confronto entre 1.500 sem-terra que faziam uma marcha protestando contra a lentidão na desapropiação de terras e a polícia, que estava encarregada de retirá-los por obstrução da rodovia que liga Belém ao sul do Pará.

Saiba mais
18/4/1882
Nasce Monteiro Lobato

José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18/04/1882, na cidade de Taubaté, São Paulo e foi um grande escritor de histórias e livros infantis, além de fazendeiro, jornalista e pintor.

Saiba mais
18/4/1906
O grande terremoto de São Francisco mata mais de 500 pessoas.

O grande terremoto de São Francisco foi uma das maiores tragédias dos Estados Unidos. O tremor e os incêndios subseqüentes provocaram a destruição de 80% da cidade americana. Às 5h12 da manhã, o terremoto de magnitude 7,8 graus e com duração inferior a um minuto deixou mais de 200 mil desabrigados em uma população de 400 mil habitantes. O número de mortes pelo desastre não é preciso, mas estima-se que está entre 500 e três mil.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
18/4/1946
Dissolve-se a Sociedade das Nações

A Sociedade das Nações (SDN) foi um organismo internacional criado pelo Tratado de Versalles, en 28 de junho de 1919, com sede em Genebra, Suiça, objetivando a cooperação internacional, a arbitragem de conflitos e a segurança coletiva. Foi dissolvida em 18 de abril de 1946 ao se criar as Nações Unidas (ONU).

Saiba mais
18/4/1955
Morre o físico Albert Einstein

Albert Einstein, físico alemão naturalizado americano, foi um dos maiores cientistas do século XX. Ainda era um jovem e desconhecido físico quando publicou, em 1905, sua Teoria da Relatividade, na qual incorporou, num modelo teórico simples, postulados físicos, conceitos e fenômenos estudados anteriormente por Henri Poincaré e Hendrik Lorentz. 

Saiba mais
Conteúdos relacionados
19/4/1882
Morre Charles Darwin

Charles Darwin nasceu no início do século XIX, precisamente em 12 de fevereiro de 1809, na Inglaterra. Em 1825 começou a estudar medicina, mas abandonou a carreira.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
19/4/1940
Dia Panamericano do Índio

O Primeiro Congresso Indigenista Interamericano aconteceu no México, em 1940, e reuniu representantes de diversos países americanos além de representantes indígenas.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
20/4/1893
Nasce o pintor espanhol Juan Miró

Juan Miró (1893- 1983), foi pintor, escultor e ceramista e um dos maiores nomes da corrente de pintura chamada de dadaísmo.

Saiba mais
20/4/1902
Marie e Pierre Curie isolam o rádio.

Pierre Curie (1859-1906), cientista, e sua esposa Marie Sklodowska Curie (1867-1934), química e física, são conhecidos pelo seu trabalho com radioatividade e com o rádio.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
20/4/2010
Acidente causa vazamento petróleo no Golfo do México

Em 20 de abril de 2010 uma forte explosão ocorreu em uma plataforma no Golfo do México. Logo após o incidente, teve início uma das piores tragédias de derramamento de petróleo em águas marinhas nos Estados Unidos. Uma falha no sistema de controle da válvula abriu o poço situado no fundo do mar e permitiu o vazamento de óleo em grandes proporções. 

Saiba mais
21/4/1792
Tiradentes é enforcado no Rio de Janeiro

Na segunda metade do século XVIII, Minas Gerais entra em decadência econômica por conta do esgotamento das jazidas de ouro. Mas os mineradores, fazendeiros e comerciantes responsabilziam a Coroa portuguesa pelo empobrecimento (por causa dos altos impostos) e promovem o contrabando de ouro e diamantes e amotinações para justificar o atraso no pagamento.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
21/4/1960
Fundação de Brasilia

Brasília, capital do Brasil, sede do governo e do Congresso Nacional, foi declarada pela UNESCO Patrimônio da Humanidade, por suas características de urbanismo e arquitetura.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
21/4/1985
Morre Tancredo Neves

Tancredo de Almeida Neves (04/03/1910-21/04/1985), advogado e político mineiro.

Saiba mais
22/4/1500
Chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral ao Brasil

O descobrimento do Brasil é um marco da expansão marítima e comercial portuguesa, ocorrida entre os séculos XV e XVI. Visando expandir sua atuação política e comercial, Portugal explora a costa africana, inicialmente em busca de ouro, escravos e marfim. Mais tarde parte em direção à Índia, em busca das especiarias.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
22/4/1724
Nasce o filósofo Immanuel Kant

Immanuel Kant nasceu em 22 de abril de 1724, na Prússia, hoje atual Rússia. Em 1755 era doutor em filosofia. Trabalhou como preceptor para filhos de famílias ricas e dando aulas particulares na universidade em que estudou.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
22/4/1970
Dia Mundial da Terra

O dia mundial da Terra foi criado para conscientizar as pessoas sobre a importância e a necessidade de conservação do meio ambiente e dos recursos naturais. A data foi criada em 22 de abril de 1970.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
23/4/1616
Morre o dramaturgo William Shakespeare

William Shakespeare, dramaturgo e poeta inglês, nasceu em 1564 e foi educado na escola de Stratford, onde teve acesso à educação clássica, com gramática e literatura latinas.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
23/4/2007
Morre Boris Yeltsin

O ex-presidente russo morreu aos 76 anos, vítima de uma parada cardíaca. Yeltsin foi o primeiro presidente eleito de forma democrática no país e o primeiro após o fim da União Soviética.

Saiba mais
24/4/1916
Início da Rebelião de Páscoa em Dublin, Irlanda.

No início da Era Cristã, a Irlanda era dividida em cinco reinos: Connacht, Leinster, Meath, Ulster e Munster. São Patrício introduziu o cristianismo em 432. Os monastérios irlandeses equivaliam às universidades, atraindo intelectuais, bem como devotos e enviando missionários para diversas partes da Europa e América do Norte.

Saiba mais
24/4/1990
Lançamento do Telescópio Espacial Hubble

O Telescópio Espacial Hubble (uma homenagem ao astrônomo norte-americano Edwin Powell Hubble)  é um telescópio robótico localizado fora da atmosfera, em órbita circular ao redor da Terra. Foi lançado em 1990, através de um projeto conjunto entre a NASA e a ESA.

Saiba mais
25/4/1744
Morre o astrônomo e físico Anders Celsius

Anders Celsius, físico e astrônomo sueco, foi professor de astronomia da Universidade de Uppsala.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
25/4/1974
Começa a Revolução dos Cravos

A Revolução dos Cravos foi um golpe de estado ocorrido em Portugal, que levou à queda do poder da ditadura salazarista, iniciada por António Oliveira Salazar e finalizada por Marcelo Caetano. Por causa do regime político salazarista, Portugal vivera 48 anos de isolamento em relação às outras nações, além de sofrer as limitações de uma ditadura de características fascistas e colonialistas. Uma das causas da impopularidade do regime eram as ocupações colonialistas em países africanos, onde morreram centenas de soldados portugueses.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
26/4/1937
Bombardeio de Guernica

O Bombardeio de Guernica foi um ataque aéreo realizado contra a população basca da cidade de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola, e passou à história como a primeira tentativa deliberada de se atacar uma população civil visando a sua destruição.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
26/4/1986
Acidente nuclear em Chernobyl

Chernobil, cidade da Ucrânia, próxima à fronteira com a Bielorrusia, abrigava uma central nuclear quando, em 25 de abril de 1986, um teste não-autorizado em um dos quatro reatores da usina desencadeou uma reação em cadeia, a que se seguiu uma explosão no dia 26, com incêndio. Houve vazamento de material radioativo na atmosfera, naquele que foi considerado o pior acidente nuclear da História.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
27/4/1960
Togo alcança sua independência

Nesta data Togo deixa e ser colônia francesa e se torna país independente.

Saiba mais
27/4/1961
Independência de Serra Leoa

Os portugueses foram os primeiros exploradores europeus. Freetown, a capital, foi cedida aos britânicos em 1787, para que os negros demitidos do exército e os escravos fugitivos, que encontravam asilo em Londres fossem mandados para lá.

Saiba mais
27/4/2006
Início da construção do Freedom Tower no local do antigo World Trade Center

A "Freedom Tower", ou "Torre da Liberdade", começou a ser construída em 2006, na ilha de Manhattan. O monumento que será erguido no lugar das Torres Gêmeas tem inauguração prevista para 2013, segundo informações da Port Authority de Nova York e Nova Jersey. A altura do prédio vai chegar a 541 metros, ou seja, 1.776 pés, número que coincide com o ano da Independência dos EUA.

Saiba mais
28/4/1945
Morre Benito Mussolini

Benito Amilcare Andrea Mussolini foi chefe do Estado ditatorial da Itália entre 1922 e 1943 e criador do fascismo, regime antidemocrático.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
28/4/2011
Dia da Educação

O dia 28 de abril é dedicado à Educação, elemento essencial de aquisição e transmissão de cultura. Educação é um conjunto de conhecimentos e técnicas necessários para difusão do saber e de valores essenciais à sociedade.

Saiba mais
29/4/1429
Joana d'Arc entra na cidade de Orléans

Joana d'Arc, santa e heroína francesa, conhecida como a "Virgem de Orléans".

Saiba mais
Conteúdos relacionados
30/4/1789
George Washington toma posse como primeiro presidente dos EUA

George Washington (1789 - 1797) se destacou no comando do exército patriota na guerra da Independência contra as tropas britânicas,tendo sido por isso eleito o primeiro presidente americano, aliás o único sem filiação política.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
30/4/1948
Criada a OEA - Organização dos Estados Americanos

A OEA teve como membros fundadores Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Haiti, Honduras, Mexico, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela e posteriormente outros 17 países se juntaram a estes.

Saiba mais
30/4/1975
Termina a Guerra do Vietnã

A Guerra do Vietnã pode ser dividida em dois períodos. O primeiro, entre 1946 e 1954, quando o líder do Viet-minh (Liga Independente do Vietnã), Ho Chi Minh, proclamou a independência do Vietnã ao ocupar Hanói, capital do norte.

Saiba mais