Que Dia é Hoje?

Cada dia é especial para a história. Veja neste calendário o que aconteceu nesta mesma data, anos atrás.
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

29

Maio

30

Maio

31

Maio

01

Junho

02

Junho

03

Junho

04

Junho
1/6/1806
França adota o calendário gregoriano

O calendário republicano, instaurado na França por Napoleão, é substituído pelo gregoriano. Este foi promulgado pelo Papa Gregório XIII para substituir, em 1582, o calendário juliano utilizado desde que Julio César o instaurou, em 45 a.C..

Saiba mais
1/6/1808
Dia nacional da imprensa

1º de junho ficou marcado como o Dia Nacional da Imprensa por ter sido a data em que circulou no país a primeira edição do Correio Braziliense. Esse jornal foi editado pelo brasileiro Hipólito José da Costa, em 1808, durante seu exílio em Londres.

Saiba mais
2/6/1838
Tribunal condena Francisco Sabino ao enforcamento

Francisco Sabino Alves da Rocha Vieira, médico e jornalista, líder da Revolta Sabinada. No dia 7 de novembro de 1837, eclode o movimento Sabinada. Os revolucionários, que questionavam o recrutamento militar imposto pelo Governo Imperial para combater os Farrapos, tomam o Forte de São Pedro, em Salvador e proclamam a República Baiense. No dia 13 de março de 1838, as tropas do império reconquistam Salvador. Os rebeldes são presos e julgados. Francisco Sabino é mandado para o exílio na Fazenda Jacobina, em Mato Grosso, onde morre.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
2/6/1882
Morre Giuseppe Garibaldi

Giuseppe Garibaldi foi um guerrilheiro italiano que ficou conhecido como herói de dois mundos, devido às suas lutas na Itália e na América Latina. Ainda jovem, conheceu as ideias socialistas de Saint-Simon e se dedicou a causa da unificação e independência italianas, integrando o movimento nacionalista "Jovem Itália".

Saiba mais
Conteúdos relacionados
2/6/1917
Brasil revoga sua neutralidade na Primeira Guerra e aborda barcos alemães.

A participação ativa do Brasil na Primeira Guerra Mundial foi consequência de uma sucessão de ataques. Em abril de 1917, a Alemanha atacou o navio brasileiro Paraná, próximo da Inglaterra. Seis meses depois, outra embarcação brasileira sofreu ofensiva alemã. Diante desses fatos a população passou a exigir uma resposta do governo brasileiro.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
2/6/1964
Criada a Organização para a Libertação da Palestina (OLP)

A OLP é uma organização política que luta pela implantação de um estado palestino independente e pela retomada dos territórios ocupados por Israel. Yasser Arafat liderou a organização por 40 anos, até sua morte em 2004, quando foi substituído por Abu Mazen.

Saiba mais
3/6/1901
Nasce José Lins do Rego, escritor brasileiro

José Lins do Rego Cavalcanti (1901 - 1957), escritor, um dos grandes nomes da literatura regionalista brasileira. Publicou seu primeiro livro, Menino de Engenho, em 1932. Foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, em 1956.

Saiba mais
3/6/1924
Morre Franz Kafka, escritor tcheco

Franz Kafka nasceu em Praga, atual República Tcheca, na época integrante do império austro-húngaro, no dia 3 de julho de 1883. Embora tenha crescido sobre influência de três culturas distintas (tcheca, alemã e judaica), veio de uma família de classe média judia. O menino, oprimido por seu pai durante a infância e também adolescência, estudou Direito na Universidade de Praga, entre 1901 e 1906, e se tornou um famoso escritor, tendo  como maior influência autores como Pascal, Flaubert, Kierkgaard e Heinrich von Kleist.

Saiba mais
3/6/1989
Morre o líder Iraniano Ayatollah Khomeini

O Aiatolá Ruhollah Khomeini foi o líder espiritual e político da Revolução Iraniana, que depôs o Xá Mohammad Reza Pahlevi, em 1979. Após a queda do Xá, que se exilou no Estados Unidos, Khomeini assumiu o poder e proclamou a República Islâmica do Irã, deixando sem efeito o regime imperial vigente no país.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
3/6/1992
Líderes de 180 nações iniciam a ECO 92, no Rio de Janeiro.

A ECO-92 ou RIO-92 foi a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), realizada na cidade do Rio de Janeiro, entre 3 e 14 de junho de 1992.O evento foi importante para consolidar o conceito de desenvolvimento sustentável. A presença de muitos chefes de estado demonstrou a importância que o tema Meio Ambiente vinha ganhando na década de 1990.

Saiba mais
4/6/1896
Henry Ford constrói seu primeiro carro

Henry Ford foi um industrial americano, pioneiro na indústria de automóveis. Desde pequeno, Ford mostrava aptidões mecânicas e deixou a fazenda de seu pai para trabalhar como aprendiz em uma oficina mecânica em Detroit.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
4/6/1978
Turquia entrega Chipre aos ingleses

A Ilha de Chipre, localizada ao Sudeste da Europa, é um país divido entre a cultura europeia e asiática. Depois de sucessivamente ocupado por egípcios, assírios, persas e gregos durante a antiguidade, o Chipre foi dominado pela República de Veneza, em 1494, tornando-se base naval do país.

Saiba mais
4/6/1985
Firmado o Acordo de Schengen, em Luxemburgo

O objetivo do Acordo de Schengen é acabar com os controles fronteiriços no Espaço Schengen e estabelecer o controle externo. Foi firmado em quatro de junho de 1985 em Schengen, um vilarejo de Luxemburgo. Sua implantação total começou em julho de 1995, com a eliminação do controle fronteiriço interno de seis dos sete países membros.

Saiba mais
4/6/1989
Massacre na Praça da Paz Celestial

Hu Yaobang, ex-secretário geral do Partido Comunista chinês foi expulso do governo por Deng Xiaoping, em 1987, por ser considerado um liberal reformista. Em abril de 1989, Hu Yaobang morreu e durante o funeral, estudantes se reuniram na Praça da Paz Celestial reivindicando um encontro com o primeiro-ministro Li Peng. O pedido não foi aceito e os estudantes decidiram iniciar uma greve nas universidades da capital chinesa.

Saiba mais
5/6/1947
General Marshall expõe plano para a recuperação da Europa

O Plano Marshall foi apresentado pela primeira vez em 5 de junho de 1947 na Universidade de Harvard, e foi anunciado como o Programa de Recuperação Europeia, único meio capaz de impedir a guerra e assegurar a paz, segundo o presidente Truman, dos Estados Unidos.

Saiba mais
5/6/1967
Começa a guerra dos seis dias

Em maio de 1967, o presidente egípcio, General Gamal Abdel Nasser, solicitou a retirada das forças da Organização das Nações Unidas (ONU) do país, mobilizou unidades no Sinai e bloqueou o Golfo de Aqaba. Israel estava completamente cercada pelas forças árabes.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
5/6/1968
Atentado contra o senador Robert F. Kennedy

Robert Francis Kennedy foi ministro da Justiça dos Estados Unidos entre 1961 e 1964 e senador de Nova York, de 1965 a 1968. Era o irmão mais novo do presidente americano John Francis Kennedy, que foi assassinado em 1963.

Saiba mais
5/6/1972
Dia Mundial do Meio Ambiente

Em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, o dia 5 de junho passou a ser considerado o Dia do Meio Ambiente. A data foi criada em 1972, após a confirmação da necessidade de uma atenção política para os problemas urgente do planeta. O encontro, que englobou todos os países, ficou conhecido como Conferência das Nações Unidas.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
5/6/1975
Canal de Suez é novamente aberto ao tráfego marítimo

A criação do Canal de Suez para ligar os mares Mediterrâneo e Vermelho através do istmo de Suez, no Egito, foi realizada por mais de 1,5 milhão de trabalhadores. As obras, iniciadas em 1859 e concluídas dez anos depois, tiveram um custo de 17 milhões de libras esterlinas.

Saiba mais
5/6/1979
Criação da Reserva Biológica do Atol das Rocas

Atol é uma formação de recife de corais em forma de anel, acima de uma montanha submarina de origem vulcânica. Esta formação peculiar é que o diferencia das demais ilhas.

Saiba mais
5/6/1981
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças publica o primeiro relatório sobre a AIDS

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) é a agência de saúde pública dos Estados Unidos. O CDC é uma agência federal responsável por administrar programas nacionais de prevenção e controle de doenças contagiosas. Ele também realiza pesquisas epidemiológicas e fornece consulta numa base internacional para o controle de doenças evitáveis.

Saiba mais
6/6/1599
Nasce Diego Velázquez, pintor espanhol

Diego Rodríguez De Silva y Velázquez é um dos maiores expoentes da pintura espanhola, considerado um dos maiores pintores da humanidade.

Saiba mais
6/6/1854
Partido Republicano é fundado nos EUA e se declara contrário à escravidão

O Partido Republicano norte-americano começou com um grupo ativistas contrários à escravidão e pessoas que eram a favor da distribuição gratuita de terras, por parte do governo, a colonos do oeste americano. No início, o partido era considerado “menor”, pois dominava no país um sistema bipartidário, no qual o poder se alternava entre Democratas e Whigs (liberais).

Saiba mais
6/6/1944
Tropas Aliadas invadem as praias da Normandia, França, no Dia D

A invasão Aliada pelo continente europeu começou no dia 6 de junho de 1944, o Dia D. O plano, conhecido como Operação Overlord, começou a ser preparado em 1943. O comando supremo da operação foi dado ao General Dwight Eisenhower.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
7/6/1494
Espanha e Portugal assinam o Tratado de Tordesilhas

O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado por Portugal e Espanha, mediado pela igreja católica, dividindo as possessões territoriais ultramarinas entre estas duas metrópoles. O acordo foi firmado em 1494 e tinha como principal objetivo acabar com os impasses territoriais  entre os dois países.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
7/6/1848
Nasce Paul Gauguin, pintor francês

Paul Gauguin nasceu na França, em 1848. Viveu em Lima, no Peru, até completar sete anos de idade, quando retornou a seu país em 1855. Entrou para a Marinha Mercante quando completou 17 anos, viajando pelo Pacífico, conhecendo o Panamá e o Brasil.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
8/6/632
Morre o Profeta Maomé

O Islã, uma das três maiores religiões monoteístas do mundo, foi fundada na Arábia por Maomé, entre 610 e 632. Maomé nasceu em Meca, pertencia à tribo Quraysh e trabalhou como mercador.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
8/6/1964
Cassado o mandato de Juscelino Kubitschek

Ex-presidente do Brasil, senador eleito em 1961, Juscelino então líder do PSD, anunciou sua intenção de se candidatar à futura eleição presidencial. As pesquisas já o indicavam como favorito e sua popularidade, além da proximidade com o presidente deposto pelo Golpe Militar de 1964, João Goulart, incomodaram o regime e no dia 8 de junho foi anunciada a cassação do seu mandato de senador e a suspensão dos seus direitos políticos por 10 anos.

Saiba mais
8/6/1969
Nixon anuncia a retirada de 25.000 soldados do Vietnã.

A volta dos soldados norte-americanos para casa foi uma forma de os EUA enfatizarem a suposta culpa dos vietnamitas na continuação da guerra, mostrando que apesar de estarem se retirando, os vietcongs permaneciam lutando.

Saiba mais
8/6/1992
Dia Mundial do Oceano

O Dia Mundial do Oceano foi estabelecido pelas Nações Unidas em 8 de junho de 1992, durante a ECO-92, no Rio de Janeiro. Ao todo existem cinco oceanos no planeta Terra, a saber: Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico e Antártico.

Saiba mais
9/6/1597
Morre José de Anchieta

José de Anchieta, padre jesuíta espanhol, veio para o Brasil na comitiva de Duarte da Costa, em 1553, com a missão de catequizar os índios.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
9/6/1898
China concorda em entregar Hong Kong para Grã Bretanha por 99 anos

Hong Kong foi cedido aos britânicos em 1841. No dia 1 de julho de 1997, Hong Kong volta a pertencer à China. Com um forte capitalismo, o território manteve seus portos livres. O chefe do executivo, Tung Chee-hwa, formulou a agenda política baseado no conceito "um país, dois sistemas", conservando a independência econômica.

Saiba mais
10/6/1810
Extinção do Tribunal da Inquisição

O inquisidor era designado pelo rei e ratificado pelo papa. Era ele que presidia o Conselho da Suprema e Geral Inquisição, órgão que, a princípio, teve caráter consultivo e com o tempo ganhou poder, até ser convertido em um órgão que centralizava o controle de todos os assuntos relacionados com a fé.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
10/6/1836
Morre o físico André Marie Ampère

André Marie Ampère (22/01/1775-10/06/1836) foi um matemático e físico francês, considerado um dos descobridores do eletromagnetismo. Estabeleceu os princípios da eletrodinâmica e concluiu que a força eletromotriz é o produto da tensão elétrica com a corrente.

Saiba mais
10/6/1967
Termina a Guerra dos Seis Dias

A Guerra dos Seis Dias começou em 5 de junho de 1967, quando os israelenses, com apoio militar dos EUA, atacaram o Egito, a Síria e a Jordânia. O ataque de Israel foi motivado pela questão palestina e os ataques da OLP (Organização pela Libertação da Palestina) aos judeus. Vários países árabes estavam alinhados com os palestinos.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
11/6/1865
Batalha do Riachuelo

Considerada por muitos pesquisadores como a mais importante batalha da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1865), a Batalha do Riachuelo ocorreu no dia 11 de junho de 1865, às margens do rio Riachuelo, no Paraguai.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
12/6/1992
Termina, no Rio de Janeiro, a ECO-92

Entre os dias 3 e 14 de junho de 1992 foi realizada no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas para o Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como ECO-92, Cimeira ou Cúpula da Terra. A ECO-92, cujo objetivo era aliar os interesses econômicos aos ambientais sem prejudicar a Terra. O eventou contou com a presença de 117 chefes de Estado.

Saiba mais
12/6/2002
Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil é celebrado em 12 de Junho. A data tem como objetivo extinguir todo e qualquer tipo de exploração de crianças pelo mundo. O lugar da criança é na escola, estudando e se desenvolvendo.

Saiba mais
12/6/2014
Início da Copa do Mundo FIFA 2014: Brasil

O Brasil é o país-sede da Copa de Mundo da FIFA (Federação Internacional de Futebol), entre 12 de junho e 13 de julho. A competição é conceituada como um dos eventos esportivos de maior expressão mundial, uma vez que tem a capacidade de fomentar a integração e o diálogo de diferentes culturas.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
13/6/1763
Nasce José Bonifácio de Andrada e Silva

José Bonifácio de Andrada e Silva (13/06/1763 - 06/04/1838), poeta, estadista e naturalista brasileiro, o patriarca da independência. Foi o responsável pelas tropas militares que combateram movimento contra a independência. Ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros, passou para oposição ao romper com o imperador D. Pedro I e ser demitido do cargo. Com o fechamento da Assembléia Constituinte, em 1823, José Bonifácio se exilou em Paris. Retornou ao Brasil, em 1829, reconciliou-se com D. Pedro e foi nomeado tutor de D. Pedro II.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
13/6/1888
Nasce Fernando Pessoa, escritor português

Fernando Antônio Nogueira Pessoa (13/06/1888 - 30/11/1935), escritor, maior expoente do modernismo português. Fernando Pessoa foi um autor capaz de elaborar várias personalidades; o uso de heterônimos para assinar suas obras é freqüente. Os mais conhecidos foram Alberto Caeiro, o futurista Álvaro de Campos e o neoclássico Ricardo Reis.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
13/6/1927
Brasil deixa de ser membro da Liga das Nações

A Liga das Nações ou Sociedade das Nações (SDN) foi organizada após a Primeira Guerra Mundial. Com caráter multilateral e com o intuito de regular as relações de poder entre os países, a SDN foi a primeira instituição com este propósito.

Saiba mais
14/6/1928
Nasce Ernesto Che Guevara

Che Guevara nasceu na Argentina, no dia 14 de junho de 1928. Ainda adolescente conhece as ideias de Marx, Engels e Lênin. Em 1952 faz uma excursão pela América do Sul, a bordo de uma motocicleta, "La Poderosa".

Saiba mais
Conteúdos relacionados
14/6/1986
Morre Jorge Luis Borges, escritor argentino

Jorge Luis Borges nasceu em 24 de agosto de 1899, em Buenos Aires, Argentina. Aos 13 anos foi para a Suíça, onde permaneceu até os 20 anos e de onde seguiu para a Espanha. Lá esteve em contato com diversos escritores do movimento de vanguarda. Em 1921 retornou para Buenos Aires.

Saiba mais
14/6/2004
Dia Mundial da Doação de Sangue

A transfusão de sangue é uma prática comum há mais de 60 anos e permitiu grandes avanços em praticamente todas as áreas da medicina.

Saiba mais
Dia do Paleontólogo

Paleontólogo é um cientista, biólogo ou geólogo que estuda os animais e vegetais que já existiram, através do que restou deles, ou seja, seus fósseis. A paleontologia busca informações de idade, características dos animais, condições de vida e morte, influências climáticas, entre outras. Uma das técnicas utilizadas mais importantes é a que contém Carbono 14, ela revela a idade do fóssil com mais exatidão.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
15/6/1948
Começa a campanha

O Conselho Nacional do Petróleo - que designava ser de propriedade do Estado as jazidas minerais descobertas - foi criado em 1938, após ser confirmada a existência de petróleo no Brasil.

Saiba mais
16/6/1927
Nasce Ariano Suassuna

Ariano Vilar Suassuna, dramaturgo, romancista e poeta brasileiro.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
16/6/1950
Inaugurado o Estádio do Maracanã

Com uma partida entre as seleções carioca e paulista, foi inaugurado o Estádio Municipal do Rio de Janeiro, popularmente conhecido como Maracanã, nome do rio que batiza o bairro onde se encontra o estádio. O evento aconteceu em 1950, ano em que o Brasil sediou a Copa do Mundo de Futebol.

Saiba mais
16/6/1963
Valentina Tereshkova torna-se a primeira mulher cosmonauta da história

Valentina Vladimirovna Tereshkova, cosmonauta soviética, foi a primeira mulher a orbitar a Terra, no Vostok 6. Tereshkova completou 48 órbitas ao redor da Terra. Apesar do desconforto psicológico e das náuseas que sentiu, ela conseguiu ficar no espaço por um total de 71 horas, ou seja, quase três dias.

Saiba mais
17/6/1962
Brasil conquista o bicampeonato mundial

A Copa do Mundo de 1962 foi a primeira na América do Sul a contar com o apoio total de seleções europeias, que enviaram 10 equipes representantes. Após a conquista em 1958, na Suécia, o Brasil chegou como favorito e conseguiu repetir a boa campanha, vencendo novamente o torneio apesar de perder seu grande craque, Pelé, ainda na primeira fase.

Saiba mais
17/6/1972
Explode o escândalo Watergate

O caso Watergate foi um escândalo político, envolvendo o então presidente americano Richard Nixon, culminando com sua renúncia. O republicano Richard Nixon foi eleito presidente dos EUA, em 1968, e reeleito em 1972.

Saiba mais
17/6/1994
Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca

No dia 19 de dezembro de 1994, a Assembleia Geral da ONU proclamou o dia 17 de junho como o Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca. A desertificação afeta mais de 110 países. A data visa marcar a preocupação dos governos e populações do mundo inteiro com o meio ambiente e em específico com o problema da falta de água.

Saiba mais
18/6/1815
Napoleão é derrotado na Batalha de Waterloo

A batalha de Waterloo reuniu cerca de 300.000 homens de Napoleão, que atacaram a Bélgica em direção a Bruxelas. Em 18 de Junho de 1815 o futuro da Europa foi decidido entre os franceses (Napoleão) e ingleses, prussianos, alemães, holandeses e belgas (duque de Wellington).

Saiba mais
18/6/1908
Dia da Imigração Japonesa

Em 1908 o navio Kasato Maru trouxe ao Brasil a primeira grande leva de imigrantes japoneses. Na época, a economia brasileira era de base agrícola e tinha como principal produto o café, que passou a depender da mão de obra de imigrantes europeus após o fim da escravidão, em 1888. Contudo, as péssimas condições de trabalho oferecidas na lavoura a esses imigrantes, em grande parte italianos, passou a inibir a vinda de europeus para trabalhar na agricultura brasileira. Com isso, o governo passou a buscar imigrantes na Ásia.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
18/6/2010
Morre o escritor Português José Saramago

José Saramago, um dos maiores nomes da literatura contemporânea, nasceu em 16 de novembro de 1922 e foi o criador de um dos universos literários mais pessoais e sólidos do século XX. O escritor ficou conhecido por ser um homem crítico, que denunciava injustiças e se pronunciava sobre conflitos políticos de sua época.

Saiba mais
19/6/1096
Início da Primeira Cruzada, decidida no Concílio de Clermont

A Primeira Cruzada teve um importante objetivo religioso: a reconquista da cidade de Jerusalém pelos cristãos. Desde 1076 os muçulmanos dominavam a cidade e dificultavam a peregrinação dos cristãos.

Saiba mais
19/6/1623
Nasce Blaise Pascal, matemático francês

Blaise Pascal nasceu em 19/06/1623, na cidade de Clermont, Flórida. Foi físico, matemático e filósofo religioso.

Saiba mais
19/6/1970
Dia do Cinema Brasileiro

Desde 1970, o dia 19 de junho é considerado o Dia do Cinema Brasileiro. A data tem relação com as primeiras cenas registradas do país pelo cinegrafista Afonso Segreto, que retornava de uma viagem da França, em 1898. Ele filmou a entrada da Baía de Guanabara, localizada no Rio de Janeiro. Entretanto, a data comemorativa só veio a ser instituída dois anos depois.

Saiba mais
20/6/2000
Dia Mundial do Refugiado

A legislação brasileira sobre refúgio é considerada uma das mais modernas do mundo. O Brasil tem hoje, cerca de 3.500 refugiados de 60 países diferentes, 80% oriundos da África.

Saiba mais
21/6/1527
Morre Nicolau Maquiavel, filósofo italiano

Nicolau Maquiavel, filósofo italiano do Renascimento, morreu em 21 de junho de 1527, em Florença, na Itália.  Como oficial civil, Maquiavel se transformou na figura principal da teoria política, crucial para os estudos posteriores das ciências políticas.

Saiba mais
21/6/1839
Nasce Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro e foi um consagrado escritor brasileiro. Publicou seu primeiro texto aos 16 anos, na revista Marmota Fluminense.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
21/6/1905
Nasce o filósofo Jean-Paul Sartre

Jean-Paul Sartre, filósofo e escritor francês, nasceu em 1905, em Paris.

Saiba mais
21/6/1970
Brasil conquista o tricampeonato mundial

A final da Copa de 1970 definiria o portador definitivo da Taça Jules Rimet, a seleção que primeiro conquistasse por 3 vezes o torneio. Brasil e Itália, protagonistas do jogo decisivo, chegaram como bicampeões, mas o Brasil assegurou a posse do troféu com uma atuação de gala.

Saiba mais
22/6/1815
Napoleão abdica do trono

Napoleão abdicou do trono pela segunda vez, após ser derrotado em Waterloo.

Saiba mais
22/6/1941
Nazistas invadem União Soviética

Nazistas e soviéticos haviam firmado um pacto de não-agressão mútua em 1939, rompido nesta data quando 3 milhões de soldados nazistas invadiram a União Soviética, na chamada Operação Barbarossa.

Saiba mais
23/6/1894
Fundado, em Paris, o Comitê Olímpico Internacional

O Comitê Olímpico Internacional (COI) foi criado no dia 23 de junho de 1894 pelo Barão Pierre de Coubertin com o objetivo de reviver os antigos Jogos Olímpicos gregos.

Saiba mais
23/6/1961
Entra em vigor o Tratado Antártico

O Tratado Antártico, firmado no dia 1 de dezembro de 1959 regula as relações entre os Estados participantes em relação à Antártida.

Saiba mais
23/6/1995
Morre Jonas Salk, descobridor da primeira vacina contra poliomielite

Jonas Edward Salk (28/10/1914 - 23/06/1995), fisiologista americano, ingressou na faculdade de medicina da Universidade de Nova York aos 16 anos e conseguiu uma bolsa para estudar uma vacina contra gripe.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
23/6/1996
Morre Paulo César Farias

Paulo César Cavalcante Farias (1945 - 1996), empresário, morreu no dia 23 de junho de 1996, em Maceió, Alagoas.

Saiba mais
24/6/1820
Nasce Joaquim Manuel de Macedo

Joaquim Manuel de Macedo nasceu no dia 24 de junho de 1820, em Itaboraí, Rio de Janeiro. Foi um médico, jornalista e escritor brasileiro. Seu primeiro e mais famoso livro, A Moreninha, foi publicado em 1844.

Saiba mais
24/6/2004
Morre Leonel Brizola

Leonel de Moura Brizola (1922- 2004), figura política de relevância nacional.

Saiba mais
25/6/1950
Tropas da Coreia do Norte invadem a Coreia do Sul

1950: forças comunistas da Coreia do Norte invadem a Coreia do Sul. A ONU pede que seus membros ajudem os sul-coreanos. O presidente dos EUA, Henry Truman, envia forças norte-americanas para a Coreia do Sul, onde os norte-coreanos tomam Seul.

Saiba mais
25/6/1991
Croácia e Eslovênia proclamam independência da Iugoslávia

A Croácia era uma província da Pannonia. Em 925, os croatas derrotaram os bizantinos e estabeleceram seu próprio reino independente, alcançando seu auge no século XI. A guerra civil de 1089 resultou na conquista do país pelos húngaros, em 1091. A assinatura do Pacto de Convenção pelo chefe tribal da Croácia e o rei da Hungria, em 1102, uniu politicamente as duas nações sob a monarquia húngara, mas a Croácia manteve sua autonomia.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
25/6/1997
Morre Jacques Cousteau

Jacques Yves Cousteau (1910-1997), oficial da marinha e oceanógrafo francês. Em 1943, junto com Émil Gagnan, Cousteau inventou o equipamento de mergulho autônomo (scuba). Fundou, em 1945, o grupo de pesquisas submarinas da marinha francesa e, em 1957, foi nomeado diretor do museu de oceanografia de Mônaco. Em 1951, Cousteau foi à expedição anual de oceanografia, escreveu dois livros, fez um filme e um documentário para a televisão sobre suas viagens.

Saiba mais
26/6/1843
Hong Kong é proclamado colônia britânica

Hong Kong foi cedido aos britânicos em 1841. No dia 1 de julho de 1997, Hong Kong volta a pertencer à China. Com um forte capitalismo, o território manteve seus portos livres. O chefe do executivo, Tung Chee-hwa, formulou a agenda política baseado no conceito "um país, dois sistemas", conservando a independência econômica.

Saiba mais
26/6/1974
O código de barras é utilizado pela primeira vez

O sistema de códigos de barras é uma técnica de entrada de dados, com imagens formadas pelas combinações de barras e espaços paralelos de largura variada. Representam números que podem ser lidos e decifrados por leitores ópticos ou scanners.

Saiba mais
27/6/1908
Nascimento de João Guimarães Rosa

João Guimarães Rosa (1908 /1967), médico, diplomata e escritor. Começou sua carreira literária aos 21 anos após lançar quatro contos premiados. Formou-se em medicina em 1930 e trabalhou como voluntário da Força Pública na Revolução Constitucionalista de 1932.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
27/6/1954
Inaugurada em Obninsk, Rússia, a primeira estação de energia atômica do mundo

Em 27 de junho de 1954, a Rússia inaugurava o primeiro reator nuclear do mundo. A usina de Obninsk, uma pequena cidade a cem quilômetros ao sul de Moscou, tornou-se o símbolo de triunfo durante a Guerra Fria e foi utilizada para propósitos civis e militares.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
28/6/1712
Nasce Jean Jacques Rousseau

Jean Jacques Rousseau, filósofo suíço e precursor do romantismo nasceu no dia 28 de junho de 1712, em Genebra, Suíça.

Saiba mais
28/6/1919
Assinatura do Tratado de Versalhes

O Tratado de Versalhes foi firmado no dia 28 de junho de 1919, entre os países Aliados e a Alemanha, no Salão dos Espelhos do Palácio de Versalhes, pondo fim à Primeira Guerra Mundial, e entrou em vigor um ano depois.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
29/6/1900
Começa a funcionar a Fundação Nobel

Criado pelo industrial sueco, Alfred Nobel, o Prêmio Nobel é entregue anualmente a profissionais das áreas de física, química, medicina e literatura, além do prêmio da paz, que através de suas pesquisas e trabalhos contribuíram para o bem da humanidade.

Saiba mais
29/6/1948
A África do Sul dá início ao Apartheid

Apartheid foi o regime de segregação racial que vigorou na África do Sul entre 1948 e 1990. Durante o regime, os negros não tinham acesso à posse de terras, não participavam da vida política do país e viviam em áreas miseráveis isoladas das cidades, os guetos. O casamento interracial também era proibido.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
30/6/1960
Congo Belga declara independência

A República Democrática do Congo é um país africano, rico em cobalto, ferro e diamante. O território foi cedido ao rei Leopoldo II, da Bélgica, pela Conferência de Berlim, em 1885.

Saiba mais
30/6/2002
Brasil conquista o penta na Copa do Mundo

A primeira edição de uma Copa do Mundo realizada fora das Américas e da Europa aconteceu em 2002, com a também inédita divisão em dois países-sede: Coreia do Sul e Japão.

Saiba mais