Nos Tempos do Coronavírus

Aqui os pais encontram dicas para lidar com o recesso escolar.

Desenvolvendo o vocabulário

A  A  A     

 


Frequentemente os pais se queixam de que os filhos não têm um bom vocabulário, que repetem muito certas palavras ou expressões (tipo assim, compreendem?) ou gírias.

Então, vamos aproveitar esse período de recesso para desenvolver o vocabulário das crianças e adolescentes?

Nossa sugestão de hoje é uma atividade para aumentar o vocabulário. Para isso vamos usar um recurso que vem sido desprezado: o dicionário.
Se você tem um exemplar de dicionário em casa, esquecido na prateleira, hora de resgatá-lo. Se não tiver, não faz mal. Use um dicionário online (ex: https://www.dicio.com.br/).

Peça à criança para abrir em qualquer página e escolher uma palavra que não conheça ou então, no dicionário virtual, que sorteie uma palavra.
Atenção: verifique se a palavra escolhida ou sorteada está à altura da compreensão do seu filho. Se não estiver, peça que escolha ou sorteie outra.

Cada membro da família deve escolher uma palavra e, a seguir, tentar usá-la o maior número de vezes possível durante 24 horas.

Para acompanhar a disputa, cole um papel com o nome de cada um da família e vá marcando as vezes que o membro conseguiu usar a palavra.
Mas combine antes as regras: não vale falar frases fora do contexto, sem sentido, só para aumentar o placar.

Escolha do dicionário uma palavra que não conheça (se os filhos não souberem ler, os pais escolhem por eles) e depois deve fazer por usá-la o maior número de vezes possível, ao longo do dia.

Faça a brincadeira por alguns dias seguidos e prepare a grande final, na qual todas as palavras deverão ser usadas. 

Combine também qual será o prêmio do vencedor: uma salva de palmas, um pouquinho mais de tempo no celular ou no tablet, por exemplo.

Fica o desafio!

 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google