Que Dia é Hoje?

5/11/1970
Dia Nacional da Cultura

No Brasil o Dia Nacional da Cultura é comemorado no dia 05 de novembro. Definida pela Lei nº 5.579, de 15/05/1970, a data também marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849 -1923).

Segundo o antropólogo Roberta da Matta, “a cultura é um mapa, um receituário, um código através do qual as pessoas de um dado grupo pensam, classificam e modificam o mundo e a si mesmas”. O entendimento do pesquisador é significativo, no entanto, a definição pode ser subjetiva.

São diversas as manifestações culturais que podemos encontrar em todo o território brasileiro. Cada região, grupo ou até mesmo família podem ter costumes que os caracterizam. No Nordeste prevalece elementos do frevo, forró e das comidas típicas da região, como o abará e o acarajé da Bahia, por exemplo. No Norte, a festa do Boi de Parintins representa muito bem os costumes dançantes da região. No Sudeste, o samba faz parte das manifestações culturais dos cariocas e paulistas e no Sul, a bebida chimarrão e as danças vaneira e chula expressam parte da cultura da região.

Sendo assim, é possível concluir que são vários os elementos que constituem a cultura de um país, tal como, a língua, a comida, a arte, a religião e a música.

Conteúdos relacionados
» http://